Projeto GNU renova foco em software livre na educação

16/02/2012 at 10:57 Deixe um comentário

O Projeto GNU anunciou no final de janeiro o relançamento de sua campanha de voluntariado em todo o mundo centrada no esforço de levar software livre para instituições educacionais de todos os níveis. Veja seção de educação aqui.

A equipe recém-formada do projeto é liderada por Dora Scilipoti – ativista do software livre. Sob sua liderança, a equipe desenvolveu uma lista de metas específicas para orientar o seu trabalho:

  • Detectar os casos atuais de instituições educacionais em todo o mundo que estão usando com sucesso software livre.
  • Mostrar exemplos de como software livre está sendo utilizado por instituições de ensino para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.
  • Publicar artigos sobre o uso do software livre por instituições educacionais.
  • Manter um diálogo com professores, alunos e administradores de instituições educacionais para ouvir as suas dificuldades e prestar apoio.
  • Manter contato com outros grupos ao redor do mundo comprometidos com a promoção do software livre na educação.

O Projeto GNU e sua organização de acolhimento, a Free Software Foundation (FSF), enfatizam que os princípios do software livre são pré-requisito para qualquer ambiente educacional que usa computadores:

“As instituições educacionais de todos os níveis devem usar e ensinar com software livre porque é o único software que lhes permite cumprir as suas missões essenciais: disseminar o conhecimento humano e preparar os alunos para ser bons membros de sua comunidade. O código fonte e os métodos de software livre fazem parte do conhecimento humano. O software livre é compatível com a educação, o software proprietário proíbe a educação.

No artigo The GNU Education Project, Dora Scilipoti acrescenta insights sobre a filosofia de organização do projeto, contribuições atuais, e os progressos até o momento. De sua motivação básica para estar envolvida, ela ressalta: “como defensora do software livre e  professora, sempre senti que o Projeto GNU precisva abordar o assunto com profundidade, pois é no campo da educação que os seus princípios éticos encontram o terreno mais fértil para alcançar o objetivo de construir uma sociedade melhor. “

Enquanto a equipe de educação já compilou uma coleção de materiais úteis, eles também estão procurando mais colaboradores voluntários. As pessoas que querem ajudar, ou que tenham informações sobre exemplos de uso de software livre nas escolas, devem entrar em contato no education@gnu.org.

A equipe de educação também tem trabalhado em estreita colaboração com a equipe do GNU tradução para que novos materiais estejam disponíveis em vários idiomas. As pessoas interessadas em ajudar com o componente de tradução do projeto podem obter informação aqui.

Fonte: Free Software Foundation

Anúncios

Entry filed under: Educação. Tags: , , .

Oficina REA no Educaparty Open Education Week 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Folder

Categorias

Copie, remixe, melhore!

Atualizações do Twitter

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.


%d bloggers like this: